Linhas de pesquisa

Atualmente são cinco (05) as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo GEMA.

1 – Avaliação de Impactos Socioambientais

Objetivos: Identificar e mensurar impactos socioambientais de condições naturais ou induzidas, de projetos econômicos e de engenharia, tais como: mudanças climáticas, construções de barragens, estradas, mineração. Principalmente impactos socioambientais sofridos por populações tradicionais (ribeirinhos, quilombolas, indígenas). Avaliar a sustentabilidade socioambiental e o avanço social para as populações atingidas e para a região na qual os projetos estão inseridos.

Pesquisadores: Dr. Gustavo Hees de Negreiros, Dr. Leonardo Sena

Projetos:

Publicações Relacionadas:

2 – Degradação Ambiental e Conservação

Estabelecer rotinas de pesquisas para identificação, monitoramento espaço-temporal e avaliação da degradação ambiental principalmente em região semiárida; Mapear as áreas degradadas, utilizando técnicas de sensoriamento remoto, considerando as causas antrópicas bem como as consequências para o ambiente; Analisar as estratégias e metodologias interdisciplinares utilizadas para a recuperação de áreas degradadas, visando à conservação dos recursos naturais e mitigação dos danos ambientais.

Pesquisadores:

Projetos:

Publicações Relacionadas:

3 – Ecologia Espacial e Geoecologia

Objetivos: A ecologia espacial e a geoecologia combinam a abordagem espacial da geografia com a abordagem funcional da ecologia. Buscam compreender a relação entre os padrões espaciais e os processos ecológicos em diferentes escalas espaço-temporais, analisando a influência da heterogeneidade funcional e estrutural da paisagem na distribuição espécies e ecossistemas.

Pesquisadores:

Projetos:

Publicações Relacionadas:

4 – Geografia, Recursos Naturais e Turismo

Objetivos: Estudar a sustentabilidade da atividade turística analisando seus princípios e impactos sob a ótica da geografia e da ecologia humana. Discutir conceitos e certificações do turismo justo e sustentável em suas formas de apresentação (aventura, científico, educacional, etc.), e fomentar a discussão de modelos e políticas de estruturação de projetos de turismo sustentável pela identificação, classificação e mapeamento da oferta e serviços turísticos, e seus impactos socioambientais e culturais.

Pesquisadores:

Projetos:

Publicações Relacionadas:

5 – Mapeamento, Modelagem e Monitoramento Geoambiental

Objetivos: Utilizar técnicas de modelagem, geoprocessamento e sensoriamento remoto para mapear as diferentes características fisiográficas da paisagem (solo, relevo, geologia, vegetação, clima, hidrografia) para fomentar a construção de representações gráficas da espacialização de geoambientes, que servirão para subsidiar estratégias de planejamento e monitoramento ambiental e de ações na paisagem.

Pesquisadores:

Projetos:

Publicações Relacionadas:

Comentários desativados.